You are currently viewing SAÚDE MENTAL E O JANEIRO BRANCO?
#omundopedesaúdemental

SAÚDE MENTAL E O JANEIRO BRANCO? #omundopedesaúdemental

0
(0)

Janeiro Branco é uma campanha cujo objetivo é chamar a atenção das pessoas para as questões de ordem PSICOLÓGICA. Ela é voltada à conscientização e prevenção em Saúde Mental.

Ela aproveita este primeiro mês do ano que já tem uma característica mais terapêutica, onde as pessoas entram num movimento espontâneo de avaliação de suas próprias vidas, incentivando- as a tomarem este período como um ponto de partida para pensarem em suas condições emocionais e investirem mais em saúde mental.

MAS O QUE É SAÚDE MENTAL?

A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Uma implicação importante dessa definição é que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências.

Trata-se de um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade. Saúde mental e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e ganhar e aproveitar a vida.

Múltiplos fatores sociais, psicológicos e biológicos determinam o nível de saúde mental de uma pessoa. Por exemplo, as pressões socioeconômicas contínuas são reconhecidas como riscos para a saúde mental de indivíduos e comunidades. A evidência mais clara está associada aos indicadores de pobreza, incluindo baixos níveis de escolaridade.

Uma saúde mental prejudicada também está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, risco de violência, problemas físicos de saúde e violação dos direitos humanos.

Há também fatores psicológicos e de personalidade específicos que tornam as pessoas vulneráveis aos transtornos mentais. Por último, há algumas causas biológicas, incluindo fatores genéticos, que contribuem para desequilíbrios químicos no cérebro, segundo a OMS.

QUE É TER SAÚDE MENTAL?

-Estar bem consigo mesmo e na relação com os outros;

-Aceitar as exigências da vida;

-Gerenciar as emoções sejam elas positivas ou negativas;

-Lidar de forma positiva com as adversidades;

-Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;

QUEM PODE SER AFETADO?

Ao longo da vida todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade, ninguém está blindado a não passar por esta experiência. Muitas pessoas que são afetadas por problemas de saúde mental são incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos como: doença mental é fruto da imaginação, doença mental não tem cura, pessoas com doença mental não são inteligentes, são preguiçosas, etc.

VOCÊ SABE QUANDO DEVE SE PREOCUPAR COM A SUA SAÚDE MENTAL?

O que levará cada pessoa a buscar ajuda profissional é muito particular, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem, ou que não estamos conseguindo lidar com determinadas situações. Muitas vezes somos consumidos por ESTRESSE, TRISTEZA, ANSIEDADE, DIFICULDADES NAS RELAÇÕES, DESÂNIMO, etc.

A psicoterapia pode ajudar a nos sentirmos melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. Ela nos enriquece como pessoa, nos ajudando a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções.”

DICAS PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL:

– Não se isole;

-Reforce laços de familiares e de amizade saudáveis;

-Diversifique os seus interesses;

-Mantenha-se intelectualmente e fisicamente ativo;

-Priorize-se!

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lidiane Klein

Especialista em Neuropsicologia pela UFRGS, Mestre em Psicologia e Saúde pela UFCSPA e Doutoranda em Ciências da Reabilitação. Trabalho com avaliação neuropsicológica, psicoterapia, reabilitação, intervenção neuropsicológica e estimulação cognitiva, principalmente para adultos e idosos.

Deixe um comentário