You are currently viewing Você tem dificuldades para lembrar de nomes e rostos?

Você tem dificuldades para lembrar de nomes e rostos?

5
(4)

Uma das queixas mais recorrentes nas minhas oficinas de memória diz respeito a dificuldade de memorizar o nome das pessoas. Atualmente terceirizamos muito nossa memória para dispositivos digitais, mas precisamos estimulá-la. Sempre digo que a memória é nossa função cognitiva mais nobre, nosso bem mais precioso, pois ela nos garante a autonomia tão desejada no envelhecimento. 

Não conseguir lembrar o nome de uma pessoa pode nos colocar em uma situação constrangedora, pois o nosso nome é algo especial, ele nos individualiza. Não ter o nome lembrado também pode gerar um sentimento negativo, fazendo a pessoa não se sentir importante. 

Sendo assim resolvi compartilhar com vocês algumas estratégias que podemos utilizar no nosso dia dia. Embora a utilização de estratégias exija certo tempo e esforço, logo se tornará um hábito. 

Cinco passos para memorizar o nome de alguém 

1. Escute com atenção. A atenção é porta de entrada para memória, se não estivermos focados no momento presente existe grande chance de não lembrarmos no futuro o nome da pesso . 

2. Repita o nome. Logo após ouvir o nome, encontre um modo gentil de repeti-lo. Mesmo se entendeu o nome da pessoa, peça gentilmente para ela repetir. Você também pode repeti-lo em voz alta “prazer em conhece-lo fulano” 

3. Mentalize uma imagem que remeta a esse nome. O nome Joana, por exemplo, pode trazer a imagem de uma joaninha, Solange imaginando um sol na sua cabeça. 

4. Associe a imagem a um aspecto da aparência da pessoa. Se Solange tiver um sobrancelha estranha, pense em um sol sorrindo ou triste e com as suas sobrancelhas. Certifique-se que seja uma característica da pessoa que não irá mudar. O cabelo, por exemplo, pode ser cortado ou colorido. E não conte à pessoa que está fazendo isso para não correr o risco de ofendê-la. 

5. Repasse a informação. Reserve um tempo mais tarde para repassar as imagens e os nomes na sua cabeça. 

Espero que estas dicas de estratégias para guardar nomes te auxiliem.  

Nas minhas oficinas trabalhamos com muitas outras estratégias que podem ser aplicadas nos diversos contextos do dia a dia. 

Se ficou interessado em saber mais, peça informações. 

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Lidiane Klein

Especialista em Neuropsicologia pela UFRGS, Mestre em Psicologia e Saúde pela UFCSPA e Doutoranda em Ciências da Reabilitação. Trabalho com avaliação neuropsicológica, psicoterapia, reabilitação, intervenção neuropsicológica e estimulação cognitiva, principalmente para adultos e idosos.

Deixe um comentário