Mais um ano chegando ao final e 2020 batendo a nossa porta. É costume nesta época fazermos reflexões sobre o ano que passou e nos planejarmos para o próximo período.
Quase todas mensagens e reflexões de ano novo me soam como algo numa linha de espera… o que esperamos para o próximo ano? Saúde, amor, dinheiro, paz, amigos… Mas quem faz este novo ano? A pergunta correta deveria ser o que 2020 espera de você? Ele espera que você cuide mais da sua saúde, espera que você se ame mais e se cobre menos, que ajude o próximo, espera que você cuide mais da sua vida e menos da dos outros, espera que você se permita ser feliz, sorrir e amar sem amarras e medos. Seja livre para ser e fazer aquilo que quiser!
Qual a tua responsabilidade para com os teus desejos, objetivos e sonhos? Será que grande parte das vezes não esperamos mudanças, mas não nos colocamos no processo, não saímos da nossa zona de conforto. Será que na maioria das vezes não esperamos algo de forma passiva?
Tenho comigo a convicção de que se esperarmos que o novo ano seja diferente e bom por si só, nesta espera, possivelmente cruzaremos com a frustração. Acredito que 2020 espera de você atitude, atitude para colocar em prática tuas metas.
Estudos apontam que somente em torno de 10% das pessoas realmente conseguem colocar em prática estas resoluções de ano novo. Criar as resoluções pode ser fácil, mas colocá-las em prática exige muita determinação.
Deixo algumas dicas que irão te auxiliar a atingir teus objetivos em 2020.
Trace objetivos: Tenha propósitos bem definidos. Como diz o ditado, que não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!
Planeje: É a parte essencial para atingir um propósito. Gerenciar os próprios passos, para o alcance de metas pode tornar simples e possível este processo. Faça listas, planilhas, planos alternativos.
Comece com pequenos passos: Estruture pequenas metas alcançáveis no curto prazo, não pule degrau, pois poderá desanimar e se frustrar rapidamente, o que poderá resultar em um abandono de seus sonhos.
Driblar obstáculos: Talvez este seja seu maior desafio, as dificuldades! mas não desanime, tente olhar a situação por outra perspectiva. Mantenha a calma e a mente serena.
Busque apoio: Embora tenhamos um desejo de dirigir sozinhos nossas próprias vidas, contar com apoio e suporte emocional pode favorecer muito o processo de transformação e realização.
Comprometa-se com você: Valorize-se, valorize a sua família, realize atividades prazerosas, cuide da sua saúde, tenha boas amizades, viva o presente, se preocupe menos. Estar bem física, mental, social e emocionalmente são aspectos fundamentais para termos serenidade de conquistar nossos objetivos.
Saiba que o processo de mudança e realizações não depende apenas da vontade, é necessário muito empenho e dedicação. E não esqueça nunca, que mais importante do que as conquistas materiais são aquelas conquistas que nos tornam seres humanos melhores. Deixo para vocês os dez mandamentos seculares, que considero ensinamentos valiosos de atitudes e comportamentos para esta caminhada evolutiva de todos nós.
Dez Mandamentos Seculares
DOMINE sua fala. Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.
PENSE… antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.
NUNCA… deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
TENHA… interesse nos outros – em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
SEJA alegre. Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
CONSERVE… a mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.
DEIXE… que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
TENHA… cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e freqüentemente magoam quando menos se espera.
NÃO… faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém as acredite.
NÃO… seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.
“A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda.” E que você possa vivenciar esses dez mandamentos no novo ano!!
Forte abraços! Boas Festas
Lidiane Klein